Sweetlicious:

Integrantes do Femen 'caçam' brasileiras de peito aberto

33 Comentários
06/ago 2012

De saia até o joelho, meia-calça, salto alto e blazer, Bruna, 21, analisa processos num escritório em São Paulo, onde faz estágio em direito. Até o domingo passado, o traje social e o olhar sério a colocavam na condição de “funcionária padrão”.

Foi quando imagens dela em plena avenida Paulista, só de calcinha, com os peitos de fora e as inscrições “violação, não” no corpo, chegaram aos jornais, sites e canais de TV, deixando os colegas de trabalho boquiabertos.


Bruna Themis (codinome adotado por ela) é a mais nova integrante do Femen, grupo nascido na Ucrânia e espalhado pela Europa que tem, desde junho, uma “filial” no Brasil.

Numa espécie de “flash mob”, elas tiram a roupa no meio da rua para denunciar turismo sexual e defender causas como a liberdade para fazer aborto –ativismo conhecido como neofeminismo, no qual se usa o corpo como forma de protesto.

A fundadora do movimento no país, Sara Winter (sobrenome também fictício), 20, e Bruna andam atarefadas em busca de novas adeptas do movimento. Cerca de 20 voluntárias de São Paulo, Rio e Minas Gerais estão sendo entrevistadas.

Além do engajamento nas causas, é necessário o principal: coragem para fazer topless sem se incomodar com olhares repressores. A maioria das interessadas é jovem, como elas, na casa dos 20.

Rodaram o mundo as cenas de loiras ucranianas bonitonas que tentaram invadir estádios de futebol durante os jogos da Eurocopa em Kiev.

Sara estava no grupo, a convite de Inna Shevchenko, uma das mais antigas ativistas do Femen –criado em 2008 por Anna Hutsol.
“Foi uma prova de fogo. Fiquei detida quase um dia inteiro numa delegacia até assinar documentos e ser liberada”, conta Sara.

A repressão vista na Europa –lá, as meninas do Femen são treinadas até para se defender de policiais- não se repetiu domingo no protesto da entidade no Brasil.

Até agora, nenhuma das jovens ganha nada da entidade, mas está previsto que a partir do mês que vem deve haver uma ajuda de custo de US$ 350 por mês para Sara.

“O ideal é montarmos uma loja para a confecção de camisetas”, afirma.

TESTE

Antes de ir à Ucrânia, a jovem teve de mostrar que tinha coragem de fazer topless.

Além de postar uma foto seminua na rede social Facebook, fez um protesto solitário em São Carlos, no interior paulista, sua cidade natal. E, é claro, de peito aberto.

Já a novata Bruna conseguiu pular as etapas e foi logo às ruas após ser entrevistada por Sara.

“Criei coragem e fui direto. Tive medo, mas depois foi a minha libertação”, diz.

Veja as imagens do protesto contra proibição do parto em casa realizado pelas ativistas do movimento Femen no Brasil, Sara Winter e Bruna Themis, na avenida Paulista

Via Folha

33 Comentários
  1. Robson

    Adoro protestos, isso aí meninas, bora mostrar os peitos, que dizer, lutar pelos seus direitos!!!!

  2. Rodrigo Cerqueira

    Tirando os socialistas de apartamento, para os quais tudo é uma grande revolução, o máximo que essas mulheres conseguem é fazer uma pouca concorrência com strip clubs. E agora, aparentemente serão pagas pra isso, como qualquer stripper. E é tudo sem dúvida baseado em objetificação sexual, porque os palhaços que promovem isso sabem que se colocarem mulheres feias, ninguém vai dar atenção. Essa é mais uma entre tantas tentativas toscas de agredir a moral cristã fazendo uso de mulheres exibicionistas com necessidade de auto-afirmação. .

    1. Nina

      Concord plemanamente! Pra mim essas gurias so querem uma ocasião pra mostrar os peitos, se sentirem desejadas e ainda por cima passar por ativistas super legais. A maioria das mulheres se prostituem porque querem ou precisam, elas como feministas deviam justamente lutar pelo direito da mulher fazer o que bem entender do seu corpo. Coerencia pros suinos!!!

  3. Brunão

    loirinha feia demais, isso pra mim é desespero pra se aparecer! enquanto as europeias são lindas e tem um ideal nos protestos, brasileiro sempre com um motivo a mais..

  4. Brightside

    Elas querem acabar com o turismo sexual ficando peladas na rua?! Como se todas as garotas de programas fossem obrigadas a se prostituirem…

    1. Juliana C

      O problema é que o turismo sexual não se limita às prostitutas. Crianças carentes são exploradas e as pessoas fingem que isso não existe

  5. Bruno Maciel

    Eles não aceitam mulher feia não? É o que parece pois são só essas mulheres gostosas que aparecem na mídia… Elas se dizem contra a imagem da mulher como objeto sexual mas utilizando essa forma de protesto não estão contribuindo para isso também? Assim fica meio difícil levar esse movimento a sério mesmo.

  6. R@

    Que, pelo menos, sejam bonitas. As que apareceram na última manifestação eram de dar dó.

  7. junior

    Ja foi o tempo em que mulher tirar roupa pra fazer protesto era chocante a dava visao na sociedade pra mim isso nao tem diferenca nenhuma nos dias de hoje de roupa ou sem roupa do no mesmo,..

  8. Marcelo

    Isso me faz pensar. Protestos em geral surtem efeito? Parar a rua e ficar gritando e fazendo barulho tem efeito? Não está atrapalhando as pessoas que decidem quais as políticas do país, mas sim os caras que estão tentando ir trabalhar ou voltar pra casa e que não tem a menor condição de mudar alguma coisa. Esse protesto do Femen então surte algum efeito? É pra conscientizar as pessoas e talvez fazer elas votarem em líderes que prometem mudar as políticas do país, quanto, por exemplo, o aborto? Adianta? Todo político promete que vai limpar a política do país, que é honesto. Será que não vale muito mais fazer campanhas de conscientização com filmes, propagandas, etc, ao invés de mostrar o peito pintado e ficar gritando? Não está surtindo o efeito contrário, às vezes? Parece mais um show pros macholas de plantão ficar olhando os peitos das meninas. Não tenho uma opinião formada ainda.

  9. Edu

    Não adianta falar q é machismo…essas meninas estão fazendo isso só pra aparecer…

    1. Elton

      Se ficar pelado servisse pra mudar o mundo, as nações unidas se reuniriam numa praia de nudismo

  10. Bonanza

    Foda. As gurias são lindas e essa aura de ativistas e não conformadas dá um charme todo especial. É isso ai, o povo é escroto e a unica forma de pararem e prestarem atenção em algo realmente útil é mostrando os peitos, façam se ouvir. Parabéns. Admiro a coragem e a bravura dessas gatas. Pouco são os homens que teriam culhões pra fazer algo semelhante. Ah, já falei que são gatas?

  11. Carol

    É uma forma de chamar atenção, essa garota loira, Sara, foi no programa da Marilia Gabriela e explicou que esse é o motivo delas protestarem assim. Elas ja tentaram fazer um protesto normal na Ucrânia de onde vem o Femen e não deu certo. Então não sejamos ignorantes né, talvez elas não estivessem conseguindo a repercussão que estão tendo se não estivessem protestando assim.

  12. Felipe

    Tosco. Nada contra as mulheres, mas contra esse tipo de protesto. Depois elas nao querem ser vistas como objetos…

  13. Leo

    Na boa… acho ridículo essas “manifestações” mostrando os peitos(ou algo mais),não me entendam mal. Gosto de mulheres nas suas mais variadas formas, mas esse tipo de coisa, não me chama a atenção. Garanto que se os homens fossem manifestar alguma coisa e andassem por aí com o tico balançando livremente, ia ter um monte de mulher desmerecendo o movimento!

    1. Sincero

      Concordo plenamente. Se adiantasse alguma coisa, pelo menos… Até mulheres sensatas não se sentem representadas por essas peladonas aí. Mas tudo bem, se pelo menos forem bonitas, ao menos os homens se divertem olhando…

      1. A verdade

        Aborto? Querem matar mais que o nazismo?? E eu não tenho religião nenhuma hein. Protesto ridículo, elas estão demonstrando que são objetos, elas nem tem um bom embasamento para o que fazem. E não vem falar que eu sou machista não, o homem dá uma opiniao contraria e já chamam de machistas, quem não tem argumento chama de machista!!

    2. Thalita Martins

      Enquanto peitos forem mais visados que ideais, é legítimo que elas usem o corpo ou qualquer outra coisa para chamar a atenção para o que realmente importa.

    3. Jar

      Ridiculo? O ridiculo é ter que “lutar” dessa forma, e chamar atençao, para que num pais democratico, e laico, ter o direito de abortar( por exemplo), sem que seja considerado um crime como atualmente!

      1. Leo

        Acontece… que num país como o Brasil… esse tipo de coisa vai chamar a atenção, mas a mensagem que o movimento quer passar não será atendido… será no máximo um entretenimento pros homens!

      2. Lipe

        Tem que ver que o Brasil é laico apenas no papel né cara, Igreja Católica domina isso aqui bem nitidamente. Não vou dizer que o movimento é isso ou aquilo, porque sinceramente não sei suas bases ideológicas e nem nada do tipo, só digo que é uma boa forma de chamar a atenção sim. Talvez pra causas, digamos, meio fúteis? Pra mim podem ser que sim, mas pra essas pessoas parece que não.

      3. Jupetipe

        Boa Jar. Pensei que não existisse nada alem de machista idiotas aqui nesse site ! Olha os comentários do povo ! Olha o nível do intelecto !