Sweetlicious:

Porque as Mulheres Fazem Sexo

20 Comentários
01/jun 2012

De acordo com um livro, existem 237 razões pelas quais as mulheres fazem sexo. A maioria deles tem pouco a ver com romance ou prazer

 

Quer saber por que as mulheres fazem sexo com homens de pés pequenos? Estou namorando um livro chamado Porque as Mulheres Fazem Sexo. Escrito por Cindy Meston, uma psicóloga clínica, e David Buss, um psicólogo evolucionário. É um livro muito extenso – e denso. Eu realmente nunca me perguntei porque as mulheres fazem sexo. Mas, após anos de sem formular tal pergunta, a resposta se apresenta diante dos meus olhos.

Meston e Buss entrevistaram 1.006 mulheres de todo o mundo sobre a sua motivação sexual. Ao fazer isso, eles identificaram 237 razões diferentes pelas quais as mulheres fazem sexo. Não 235. Não 236. Mas 237. E quais são elas? Daquelas resmas de confissões, verifica-se que mulheres fazem sexo por razões físicas, emocionais e materiais. Para aumentar sua auto-estima, para manter seus amantes, ou porque são estupradas ou coagidas. Amor? Isso é apenas música. Estamos entre macacos selvagens agora.

Por que, pergunto a Meston, nunca as pessoas realmente conversam sobre isso? Alfred Kinsey, o “pai” da sexologia, perguntou a 7.985 pessoas sobre suas histórias sexuais, nos anos 1940 e 50; Masters e Johnson observaram pessoas tendo orgasmos durante a maior parte dos anos 60. Mas eles nunca perguntaram o por quê. Por quê?

Benefícios

“As pessoas simplesmente assumiram que a resposta era óbvia”, diz Meston. “Para se sentir bem. Ninguém tem conversado de verdade sobre como mulheres podem usar o sexo para todos os tipos de recursos.” A pesquisadora recita uma lista e, no que ela vai falando, percebo que eu sabia o tempo todo: “promoção, dinheiro, drogas, troca, por vingança, para se vingar de um parceiro por quem foi traída. Para se sentir bem. Para fazer seus parceiros se sentírem mal. “As mulheres,” diz ela, “podem ​​usar o sexo em todas as fases do relacionamento. Para seduzir um homem a uma relação, para tentar manter o homem e não deixá-lo escapar. Por obrigação. Usam o sexo para se livrar dele ou para fazê-lo sentir ciúmes.”

“Nunca esperávamos que fossem tão diversos os motivos”, conta Meston. “Desde o altruísmo para o limite da crueldade.” Crueldade? “Como querer passar a alguém uma infecção sexualmente transmissível”, explica ela. Dirijo-me ao livro. Tenho um pouco de medo dele. Quem quer ter suas fantasias românticas reduzidas a processos evolutivos?

A primeira pergunta é: o que o atiça as mulheres? Ou, como o livro diz: “Por que os rostos de Antonio Banderas e de George Clooney excitam tantas mulheres?”

Estamos, aparentemente, girando em torno do que os biólogos chamam de “benefícios genéticos” e de “recursos benéficos”. Benefícios genéticos são os genes que produzem crianças saudáveis. Recursos benéficos são coisas que nos ajudam a proteger nossas crianças saudáveis, que é porque as mulheres às vezes gostam de homens com grandes casas. Jane Eyre, romance autobiográfico escrito no século 19 pela autora Charlotte Brontë, é quase que uma carta de amor para uma casa grande.

“Quando uma mulher se sente sexualmente atraída por um homem porque ele cheira bem, ela não sabe por que sente atração por aquele homem”, diz Buss. “Ela não sabe que ele pode ter um complexo de genes MHC complementar aos dela, ou que ele cheira bem porque possui características simétricas.”

Portanto, Porque as Mulheres Fazem Sexo é, em parte, uma cartilha para decifrar os símbolos que representam características pessoais. Alto, face simétrica, corpo cartunizado em forma de V? Tenho bons genes para seus pirralhos. Influente, bom senso de humor e gentil? Tenho recursos benéficos para seus pirralhos. Eu já sabia disso, é assim que Bill Clinton conseguiu sexo, apesar de sua impressionante semelhança com uma batata em movimento. Isso também explica por que Vladimir Putin se tornou um deus do sexo e posa sem camisa com sua vara de pescar.

Dessa forma, aprendi por que as mulheres se casam com contabilistas – é um trade-off (um conflito de escolha). Homens como o Clooney tendem a ser infiéis, porque têm uma agenda genética diferente das mulheres – eles querem engravidar muitas mulheres saudáveis. Meston e Buss os chamam de “aventureiros, mulherengos, bad boys“. Assim, mulheres podem usar o sexo para encurralar um companheiro menos brilhante, porém mais fiel. Ele vai ter menos benefícios genéticos, mas mais recursos benéficos serão disponíveis, porque ele não vai fugir. Isso explica porque mulheres se casam contabilistas. Contabilistas permanecem – e às vezes eles têm pés pequenos!

Então vamos à razão principal porque as mulheres fazem sexo. A afirmação “mulheres o fazem por amor, e homens por diversão” cai por terra, como um brinquedo erótico mutilado: é pelo orgasmo, pelo orgasmo e pelo orgasmo. “Um monte de mulheres em nossos estudos disse que só queria sexo pelo puro prazer físico”, diz Meston. Meston e Buss decoraram essa revelação com tantos detalhes surpreendentes que fiquei distraída. Não consigo me concentrar. Você sabia que a Organização Mundial de Saúde tem um Comitê para tratar sobre o orgasmo feminino? Que o nome “Ponto G” deve-se ao médico alemão Ernst Gräfenberg? Que existem 26 definições de orgasmo?

E, assim, vamos à segunda principal razão porque as mulheres fazem sexo – amor. “O amor romântico”, Meston e Buss escrevem, “é o tema de mais de 1.000 músicas vendidas no iTunes.” E, se as pessoas não têm amor, coisas terríveis podem acontecer na literatura e na vida: “Cleópatra se envenenou com uma cobra e Ofélia enlouqueceu e se afogou.” As mulheres dizem que usam o sexo para expressar o amor e obtê-lo, para tentar mantê-lo.

Amor: uma apólice de seguro

E o que é amor? O amor é, aparentemente, uma forma de “seguro de compromisso de longo prazo”, que torna menos provável que o seu companheiro a deixe, mesmo que você perca suas pernas ou seus ovários parem de funcionar. Você pode pensar que vivemos o início de um novo milênio, mas seus genes ainda estão na idade da pedra e há somente cabelo no peito entre você e uma morte sangrenta. Há, também, dados que confirmam que, devido aos produtos químicos seu cérebro produz – dopamina, norepinefrina e feniletilamina – você é, quando está apaixonado, tecnicamente o que sempre suspeitei – um louco.

E o mundo é louco? De acordo com estudos, onde Meston e Buss prestativamente vasculharam dentro de suas caixa inesgotáveis que reúnem todas as pesquisas já pesquisadas, 73% das mulheres russas estão apaixonadas, e 63% das mulheres japonesas vivem uma paixão. Qual percentual de mulheres no norte de Londres estão loucas de paixão, não se sabe. Mas não se equipara à quantidade de homens apaixonados. Apenas 61% dos homens russos sentem paixão e somente 41% dos homens japoneses estão apaixonados. O que significa que 12% das mulheres russas e 22% das mulheres japonesas estão desperdiçando seu tempo.

Há também o sexo como o homem surrupiado. “Às vezes, homens que são companheiros de grande valor estão em outros relacionamentos, ou muitos deles simplesmente desenvolvem uma estratégia sexual de curto prazo e não querem compromisso”, explica Buss. “Não existe um conjunto enorme de homens altamente desejáveis ​​apenas sentados lá fora, esperando as mulheres.” É verdade. Então, como vamos libertar os homens desejáveis ​​de outras mulheres? Esta é a causa do fenômeno conhecido como mate poaching (algo como caça ao par proibido), que explica cientificamente porque mulheres solteiras têm maior interesse em homens comprometidos. E como fazemos isso? Nós “competimos para incorporar o que os homens querem” – sapatos de salto alto para mostrar nossas pélvis e gloss labial para fazê-los pensar em vaginas – e desmerecemos nossas rivais com calúnias. Espalhamos boatos – “Ela é fácil!” – porque isso faz da mulher caluniada menos convidativa para os homens, como uma parceira de longo prazo. Ela pode ter benefícios genéticos de curto prazo, mas pode cantar a noite toda pelos recursos benéficos, como um gato sentado na chuva. Então – então! – a fofoqueira consegue o homem para si.

Nós também usamos o sexo como “guarda de acasalamento”. Amo essa expressão. É tão sugestiva – posso ver a imagem de um homem em uma gaiola, e uma mulher com uma lança e uma garrafa de óleo de bebê. As mulheres fazem sexo regularmente com seus companheiros para impedi-los de procurar em outro lugar. A “guarda de acasalamento” está intimamente relacionada a um “sentido de dever” – um motivo popular para o sexo, bem expresso por uma entrevistada de Meston e Buss, que diz: “Na maioria das vezes, eu só me reclino ali e faço listas na minha cabeça. Emito grunhidos de vez em quando, para ele saber que estou acordada, e então lhe digo o quão maravilhoso é aquilo, ao final. Estamos casados ​​e felizes.”

Mulheres muitas vezes fazem guarda de acasalamento ostentando relações sexuais saudáveis. “Em uma exibição pública de rivalidade presumida,” Meston escreve, “em 2008, a cantora e atriz Jessica Simpson apareceu com o namorado, o jogador do time de futebol americano Dallas Cowboys, Tony Romo, vestindo uma camisa com o slogan Real Girls Eat Meat (garotas de verdade comem carne). Os fãs interpretaram isso como uma vantagem competitiva para suplantar a companheira anterior de Romo, que é vegetariana.”

Meston e Buss também explicam porque as meninas da minha turma da escola caíram como peças de dominó, em 1990. Em uma semana, éramos donzelas; na semana seguinte, não éramos mais. Estávamos, aparentemente, tendo relações sexuais para ver se a gente gostava, então poderíamos dizer às outras alunas o que fizemos, além de praticar técnicas sexuais: “Como mulher, não quero ser um peixe morto”, diz uma garota. Outra entrevistada queria praticar para sua noite de núpcias.

Os autores ilustram com a descrição dos órgãos genitais masculinos, comparando-os a alimentos. “No estudo de Masters & Johnson [1966], que analisou mais de 300 pênis flácidos, o maior foi de 13,5 cm de comprimento (aproximadamente do tamanho de uma salsicha); e o menor pênis não-ereto tinha cerca de 6 cm (equiparado a uma mini salsicha)”

Já fez sexo por compaixão e se perguntou por quê? “Mulheres”, dizem Meston e Buss, “na maioria das vezes, são as que dão sopa para os doentes, biscoitos aos idosos e … sexo ao desamparado.” “Estava cansada, mas ele queria”, diz uma moça. Pausa para mais um detalhe surpreendente: pessoas gordas são mais propensas a permanecer em um relacionamento, porque ninguém as quer.

Mulheres também acasalam para conseguir coisas que elas acham que querem – drogas, bolsas, empregos, drogas. “O grau em que a economia impulsiona motivações sexuais”, diz Buss, “me surpreendeu. Não apenas na prostituição. A economia sexo está presente mesmo em relações regulares. Mulheres transam de modo a fazer o cara cortar a grama ou levar o lixo para fora. Você pode trocar sexo por um jantar.” Ele cita alguns estudantes da Universidade de Michigan. É uma universidade rica, mas 9% dos estudantes disseram ter “iniciado uma tentativa de trocar sexo por algum benefício tangível”.

Sexo Medicinal

Enfim, há sexo para se sentir melhor. Mulheres usam sexo para curar suas enxaquecas. Isto é explicado pela liberação de endorfina durante a atividade sexual – ela atua como um analgésico. Sexo pode até ajudar a aliviar cólicas menstruais.

Mulheres também fazem sexo porque elas são violadas, forçadas ou enganadas. Embora tenhamos defesas contra o decepção – os homens, muitas vezes, transam no primeiro encontro; as mulheres esperam o terceiro encontro, para saber que é amor (loucura). Algumas usam sexo para contar ao seu parceiro que não os querem mais – dormindo com outra pessoa. Certas mulheres fazem sexo para se sentir desejável; outras, para comprar um carro novo. Há muito poucas coisas para que o sexo não é usado. Como Meston diz: “As mulheres podem usar o sexo em todas as fases do relacionamento.”

Aí estão as maiores das razões pelas quais mulheres têm relações sexuais. Embora, como diz Meston, “há provavelmente um pouco mais.” Provavelmente. Antes de ler este livro, eu assistia às mulheres traçando homens, na ignorância. Agora, ao olhar para elas, posso ouvir David Attenborough falando na minha cabeça: “A fêmea maior está se aproximando de sua presa. A fêmea menor foi condenada ao ostracismo por maquinações de sua rival e se afasta sorrateiramente.” A raça humana complexa foi reduzida, em minha mente, a um grupo de macacos pequenos correndo por aí, no cio e rangendo.

Não tenho certeza se me sinto poderosa ou desanimada. Eu pensava que meu amante me adorava. Não – isso acontece porque tenho um rosto simétrico. “Eu te amo tanto”, ele diria, se ele pudesse ler seus impulsos evolutivos, “porque você tem um rosto simétrico!” “Oh, como amo o cheiro de seus genes compatíveis!”, diria eu, em retribuição. “Rosto simétrico!” “Genes compatíveis!” “Rosto simétrico!” “Genes compatíveis!” E então iríamos nos oscular (beijar). Sou realmente apenas um macaco tentando sobreviver. Fecho o livro.

Acho que eu sabia disso.

Via The Guardian

 

*Lasciva é jornalista é deseja ir fundo no assunto do sexo. Propaga ideias libertárias e narra suas aventuras sexuais e afetivas em lasciva.blog.br

20 Comentários
  1. Estudante

    porqe termos relacionamentos com menores de idade?nao imaginas o tempo de prisao na terra e no ceu?nao pratica isso,mas sim devemos condenar este acto de vandalismo.pensa nisso e da o seu contributo para o bm da humanidade.

  2. Blade

    Texto show, parabéns, realmente é assim q funciona, querendo ou ñ, somos movidos por instinto, e uma vez q aprendemos a manipula-lo, fica td mais facil, pena saber q as mulheres são movidas por motivos tão mesquinhos e superficiais, ñ é atoa q vivem desiludidas, sendo usadas pelos playboys e os cafajestes q so qerem se divertir, massss, é o instinto q fala mais alto.

  3. Lasciva

    É bom dizer que discordo de algumas opiniões deste artigo e não sou muito fã de como esses psicólogos behavioristas tratam a psiqué humana – com base em modelos matemáticos e de forma até dogmática. Mesmo assim, interesso-me por todo o tipo de contribuição científica aos estudos da sexualidade e acho que essa pesquisa ajuda a entender muitos comportamentos femininos que chegam a ser bem estranhos (até para mim).

    1. Daniel

      Claro que é machista, afinal denegriu um pouco a imagem da mulher. Faça-me o favor.

    2. Leandro

      Lasciva, essa coisa de teorias behavioristas, bem como os mesmos tratados de formas matemáticas e dogmáticas é uma árvore ou um galho da árvore da compreensão humana, dentre elas, por mais que o assunto da psicologia seja apenas um interesse particular meu, sei que há algo com embasamento mais teórico e com embasamento cientifico e pesquisado mais a fundo. Acredito eu que esse livro, assim como eu e aqueles que de cara leram esse artigo aqui publicado já ficaram loucos para ver o livro porque de uma maneira simples e “dogmática” explica comportamento humano, o mais incrível é que a maioria das pessoas acatam isso como uma solução para problemas e chegam a usar isso como formula homeopática que pode-se ser receitada a qualquer pessoa. Só que ai é que vem a grande pergunta, boa parte do que você leu do artigo você acreditou, e a parte que você leu que não acreditou? acabou tudo no zero a zero praticamente, só que isso foi um livro publicado, e por ser um livro publicado, não é possível que uma editora qualquer vá publicar um livro como esse apenas para visar o lucro, por mais capitalista que esteja esse mundo. Sei que tudo isso é um tanto confuso, mas na minha opinião, só de olhar o título mesmo, ou pelo menos só de ler que dentre 237 razões, nenhuma delas a mulher faz sexo por amor, já dá pra pensar em botar o livro na cabeceira pra ler de vez em quando porque até hoje não vi uma mulher dizer que faz sexo por amor, de todas as mulheres com quem conversei, alias, e você lasciva, faz sexo por amor? (não precisa responder se não quiser). Por um acaso alguém aqui faz sexo por amor? Beijos e abraços PS: obrigado pelo link e eu andei vasculhando a internet, baixei dois arquivos não infectados com o audiolivro em inglês do livro, só falta saber se realmente é o audiolivro do livro certo mesmo, irei ouvir essa semana, se for ele mesmo, mando o link aqui para vocês.

      1. Lasciva

        geralmente faço sexo quando sinto tesão. se sinto também amor é tipo um bônus, acho que fica até mais gostoso. não que eu não acredite, mas não curto quando reforçam clichês como se fossem verdades absolutas. acho o texto meio machista. mas mesmo assim boa parte das afirmações tem fundamento.

  4. Leandro

    Por um acaso alguém ai sabe se já rola uma versão em pdf desse livro ai? mesmo que seja em inglês pq eu fikei intrigado com tantas possibilidades de uma mulher não fazer sexo por amor, se alguem tiver o link ou tiver uma fonte e tiver como me mandar ou postar aki no site, sou um frequentador assiduo do site e vou fik de bituca nessa parada sinistra como diriam os cariocas. abraço a todos

    1. Lasciva

      ao que me parece, esse artigo é um resumo do livro: http://homepage.psy.utexas.edu/homepage/group/busslab/pdffiles/whyhumanshavesex2007.pdf

  5. Quinsano

    Quando eu era criança pequena lá em Barbacena, meu pai contou-me a seguinte história: – Pegue uma mulher e aponte dois sujeitos que estão distante dela 20 metros, explique: – Um deles é muito inteligente, bem de vida, simpático e educado, dono de um futuro provavelmente brilhante. O outro é ex-presidiário, grosso e machista, etc… – Agora pergunte a mulher: Com qual dos dois você quer ficar? – A resposta: Com aquele mais alto… Ou “com aquele de camisa vermelha”. Isso tudo para dizer que observei bastante (principalmente durante meu curso na faculdade) e a história me parece mesmo ter muito sentido. Somos macacos, MESMO!

    1. Lasciva

      foi sim! http://www.pensamento-cultrix.com.br/porqueasmulheresfazemsexo,product,978-85-316-1140-7,49.aspx

  6. Carlos

    Post grande, mais vale a pena ler. Muito informativo, muda seu jeito de encarar a vida quando você descobre que tudo é apenas uma questão de reações químicas e genética.

  7. pipo

    há tempos acompanho o blog. desde os primórdios, pra mim tando numa relação ou não, não me impede de “fapear” muito, todo dia, acompanho muitos blogs do gênero. pela primeira vez comento aqui e parabenizo pelo post. não sei se a autora tem alguma criação/participação nele visto que foi traduzido de um artigo de um blog gringo. se tiver, parabéns, Lasciva. Ver peito, bunda e buceta é bom pra caralho, mas de vez em quando é bom ler algo útil pra saber como ‘pegar” os peitos, as bundas e bucetas. se não tiver participação, parabéns tb, por trazer para os leitores esse texto de utilidade pública. sexo não é tudo mas é 99,9%. =D valeu

    1. Lasciva

      minha participação se resumiu a traduzir esse extenso texto e formatar bonitinho pra vcs. mas muito obrigada!