Sweetlicious:

"Macaquinhos": A arte de cutucar o cu alheio

30 Comentários
20/nov 2015

Esta semana o espetáculo performático “Macaquinhos”, realizado na Mostra Sesc Cariri de Culturas, em Juazeiro do Norte, gerou polêmica e foi ridicularizado nas redes sociais, em parte porque o espetáculo foi financiado com dinheiro Público, e em parte por exibir atores totalmente nus explorando e cutucando o cu do outro em nome da arte.

Segundo o grupo responsável por “Macaquinhos”, o espetáculo busca como referência no livro ‘O Povo Brasileiro‘, de Darcy Ribeiro, e a montagem tem três pilares:

“Aprender que existe cu, aprender a ir para o cu e aprender a partir do cu e com o cu”.

Ok, talvez não seja muito bonito, mas convenhamos, foi bem profundo!

https://youtu.be/y6-cfyDN2TQ

Em uma postagem no Facebook, uma das espectadoras comentou: “E pra fechar com chave de ouro, o espetáculo performance Macaquinhos: a arte de explorar o c… alheio. Mostra Sesc de Arte e Cultura”. Outro criticou: “Cutucar o C… dos outros virou até arte. Foi o que aconteceu na Mostra Sesc de Culturas. O evento é patrocinado pelo Sistema S, que recebe milhões do Governo Federal, ou seja, vc bancou essa baixaria disfarçada de arte”.

Depois de tanta repercussão negativa coube ao Sesc Ceará emitir uma nota de esclarecimento:

nota-de-esclarecimento-sesc

30 Comentários
  1. Trevor

    Faz um post com as mulheres mais gostosas do planeta = 3 comentários. Faz um post petralhas x coxinhas = 50 comentários. galera…bora bater punheta que a gente ganha mais…

  2. Bruno

    Entre esse circo de horrores e outros tipos de “cultura” (ênfase nas aspas), prefiro os falsetes da Melody, que ao menos não assaltam o bolso do contribuinte, mas “apenas” (outra ênfase nas aspas) os ouvidos.

  3. Lucas Ed

    Arte não é só o que o povo gosta! Isso é apenas uma parte do espetáculo, e mesmo que fosse o espetáculo todo, existem pessoas que apreciam e entendem isso como forma de arte. Arte não é pra todos, me admira esses posts de pessoas que lêem um site como o sweetlicious,que já mostrou dezenas de posts envolvendo arte. O espetáculo não é financiado com dinheiro público, mas, mesmo que fosse, qual o critério para se definir o que é arte para ser financiada e o que não é?

    1. Roger

      O critério é muito claro: o projeto atende aos interesses de determinada ideologia? Os beneficiários apoiam direita ou indiretamente as pautas dessa ideologia? Os beneficiários fazem criticas abertas ao governo federal? Se você respondeu ‘sim, sim e não’, a verba é liberada.

      1. Alice

        Mas o projeto não tem financiamento público, você não leu o que o cara escreveu?

  4. Rafael

    Um bando de gente sem talento forçando “culturas” pra aparecer… pros outros acharem que eles tem talento… me lembra muito mesmo a Miley Cyrus.

  5. Alex

    Dizer que essa galera tá recebendo milhões do governo é desonestidade dessa muié do vídeo aí…

  6. Seu Herminio

    Na minha época enfiar o dedo no cú era viadagem agora é arte, isso que é o avanço da sociedade

  7. Virginia Abreu de Paula

    Acho que não, Bruno. Acho que poderá receber incentivo de outra forma. As pessoas estão falandol mal sem ter visto a apresentação. Por moralismo. Para se ter uma ideia é preciso ver. Eu estou procurando informações porque parece que é inspirada no folclore de minha cidade. Aqui quase todo mundo conhece a música que ouvi num outro vídeo. É a Suite do Quelemeu. Vamos dançar tudo nu…” Eu conheço isso desde menininha. E como foi inspirada no livro de Darcy Ribeiro, que é também da minha cidade, estou achando que usaram mesmo a suite na peça. Fiquei muito curiosa. Pessoas nuas não me assustam. Me assusto com a violência. E com julgamentos sem conhecer. Nos anos 60 algo parecido aconteceu com a peça Hair. Xingaram, xingaram…Sem conhecer. E era uma peça fantástica que marcou época e virou um filme famoso. Mas a peça é bem melhor que o filme. Enfim, para poder falar alguma coisa é preciso conhecer. Me deu vontade de saber mais principalmente agora que suspeita ter a ver com meu povo, minha terra. Tem um filme chamado ” Cabaré Mineiro”, feito pelo Carlos Alberto P. Correia, também de Montes Claros, que mostra um trecho da suite cantada pelo Nelson Dantes. Eu trabalhei no filme com acessora de cenografia. O filme recebeu vários prêmios em Gramado e ninguém ficou chocado. Talvez o problema seja por ser feito com dinheiro público. Mas nesse caso teriam de protestar contra todas as peças.

    1. Ton

      Virginia sinto muito não é possível comparar Hair com um espetáculo desse, moralismos a parte não vejo como ver um espetáculo(?!) como cultura, pelo que vi você deve ser da área pra fazer um comentário assim, isso não passa de uma maneira eu consumir dinheiro público da maneira mais bizarra possível, no final das contas você está defendendo sua causa, o que não existe problema nenhum nisso, mas não dá pra aceitar isso como cultura, em um país rico de uma diversidade cultural, porém cheio de artistas que são boicotados desses incentivo, pois a quem dirige uma peça ddessa tem influência para conseguir grana do governo.

  8. Bruno

    Minha banda adoraria ter incentivo público e participar de eventos. Será que a gente só conseguirá apoio mediante dedadas no cu?

  9. eitaaaa

    E ainda tem gente que reclama por bizarrices de outros Paises, enquanto o nosso consegue ser pior e mais nosense ainda…

      1. eitaaaa

        Japão é um desses Países, BR fica zoando mas aí vc percebe que seu País consegue ser igual ou pior.

  10. Romulo

    Não é por acaso que a arte brasileira tem uma baita relevância internacional. Depois reclamam quando os próprios brasileiros menosprezam o cinema e a arte nacional. Por que será? E o pior é que somos obrigados a pagar para um lixo desse. Obrigado esquerdistas!

      1. Romulo

        Realmente, estou enganado. Os filmes, séries, peças de teatro, livros, jogos e qualquer outra forma de cultura brasileira é extremamente consumida no mundo inteiro. O Brasil é uma referencia mundial em questão de arte e cultura. Só os brasileiros vira-lata como eu (que são a maioria, pois as salas de cinema em filmes brasileiros são mais vazias que as ciclovias em SP) que não reconhecem tamanha relevância internacional!

  11. nejao666

    dei risada com o vídeo, e o casamento da PRETA GIL que teria sido bancado com dinheiro da cultura ? ah o casório foi evento cultural, mas parou o trânsito, atrapalhou meio mundo, o pessoal mete o pau nisso ai pq queriam modelos sarados e gostosonas tipo panicats, ai seria arte né ?

    1. Galahad

      Pensei nisso também…algumas ali dá pra gastar umas pratas….foda é a dedada…se ainda fossem proctologistas, o cara fazia a peça, metia o dedo numa gostosa e ganhava uma consulta…super prático…

      1. manjarola moly

        Pior, os cara enfiando dedo no cu das minas e de pau mole…..talvez por estarem levando no rabo tb hehehe