Sweetlicious:

Ilustrador paranaense mistura tabus sexuais com poesia para combater o preconceito

27 Comentários
06/jan 2016

O ilustrador paranaense Tiago Silva, da pequena São João do Ivaí, tem usada a poesia e seus traços para abordar abertamente questões sobre sexualidade, relacionamento e preconceito. Para isso mantem o site Rubros Versos, onde compila seus desenhos desde 2014.

Homossexualidade, feminicídio e poliamor são alguns dos temas e tabus explorados por Tiago Silva, fruto, muitas vezes, de suas próprias experiências pessoais. “A ideia de publicar de forma independente veio para dar vazão aos projetos que eu dificilmente conseguiria enquadrar nos meios convencionais. Eu moro no interior do Paraná, portanto as dificuldades são ainda maiores. Grande parte da minha inspiração vem da minha própria vivência. Sou bissexual e vivi em um relacionamento aberto por cinco anos, portanto, tive a oportunidade de passar por muitas experiências incríveis. A outra parte vem da minha constante desconstrução“, disse em entrevista à Elástica.

Antes de Rubros Versos Tiago Silva mantinha o Quadrinhos Impossíveis, outro trabalho seu de ordem pessoal. Veja alguns de seus trabalhos.

27 Comentários
  1. Fagner

    “feminicidio”, “transfobia”, banalização da família, proteção de bandido, poligamia, mulheres negras representadas com cabelo ‘black power’ (mesmo que na vida real a maioria os alisam), homens de barba menos o “branco q fecha o olho pro racismo”… porra, mais esquerda que isso só o pau, que é torto pra esse lado.

  2. Kinho

    Concordo que foda-se o que cada um considera ou forma como família,mas uma coisa tenho que admitir,a sobre o racismo no Brasil foi pura vibe Maria do presídio,pessoas não são linchadas por serem pretas no brasil,mas por serem BANDIDOS,sabe,aqueles que você fica receoso de sair na rua a qualquer horário porque sei lá…vão te matar/estuprar rindo ja que não vão ficar na cadeia mesmo que sejam pegos por lotação/sistema jurídico caótico,e quem acha que pobre não cai nessa malha fina(e MUITO)…se informem

    1. Raulis

      haahahahahahaha ate na pornografia literária as pessoas estão achando lavagens socialistas agora… ahahahahahaha ir estudar para parar de falar asneira que é bom, ninguém quer

      1. Gore

        Cara, como você é arrogante, vaidoso e supinamente ignorante. Usa essa risadinha fake histérica como “argumento” de superioridade. Quer dizer que você não enxerga uma ÓBVIA pauta esquerdista nesses desenhos? Até a porra do desenho é vermelho! Agora me diga, me ilumina, onde eu devo estudar? Me cita as tuas bibliografia de estudo. De onde você tira essa sua suposta iluminação?

    2. Paçoca

      nem é esquerdista, nem tudo é politica. Sobre seu comentário que é comprovado que crianças que não são criadas por um casal heterossexual são mais problemáticas, por favor, POR FAVOR, me mostre em qual períodico isso se encontra, procurei no CAPES e não achei. Não use a ciência de forma errada, por favor, a ciência diz que é, sim, normal haver várias formas de relacionamento, o heterossexual é apenas o mais estável.

      1. Zeitgeist

        Embora citação de artigo científico tenha seus méritos, é necessário avaliar a metodologia do estudo para verificar se este não pode ter sido enviesado. No caso do artigo citado por Roger, seu artigo foi duramente criticado por outros especialistas: – https://familyinequality.wordpress.com/2012/06/29/200-researchers-respond-to-regnerus-paper/ -http://www.nytimes.com/2012/10/13/us/mark-regnerus-and-the-role-of-faith-in-academics.html?_r=1 Outros artigos, por sua vez, concluíram que a opção sexual dos pais das crianças não tem impacto na qualidade de vida da prole. Nesse sentido: -http://pediatrics.aappublications.org/content/pediatrics/early/2013/03/18/peds.2013-0377.full.pdf -https://aifs.gov.au/cfca/sites/default/files/cfca/pubs/papers/a145197/cfca18.pdf Ressalto que não vejo a questão tanto pelo viés “científico”, ainda que a maioria dos estudos aponte não haver diferença significativa entre a qualidade da criação de famílias tradicionais e não tradicionais. Para mim, trata-se muito mais de um questão normativa, ou seja, se julgamos se tais famílias podem ou não existir com a chancela da sociedade. Cordiais abraços.

      2. Marcelo

        hahaha citar o capes como fonte é uma piada. no capes vc só vai achar porcaria mesmo e o cara falou q crianças criadas por outras formas de relacionamento são problematicas, não fala sobre ser ou nao normal haver varias formas de relacionamento.

      3. Gore

        Cacete… PQP!!! vc não tem vergonha de citar CAPES?! E ainda vem querer dar lição de moral… PUTA QUE PARIU!!!

      4. Roger

        CAPES? Puta que pariu. Gente educada pelo MEC é foda, tem um visão limitada. Vá ler: http://www.markregnerus.com/uploads/4/0/6/5/4065759/regnerus_july_2012_ssr.pdf

    3. Gabriel

      Por que esquerdista? Defender a liberdade pessoal é coisa da esquerda? Isso não tem nada a ver com direita ou esquerda, tenta sair do seu mundinho.

      1. DECO

        Gabriel é moda falar da esquerda, o povo parou de pensar de vez…é só manifestação da amor e das sexualidades…

      2. Marcelo

        É óbvio que é de esquerda. São os grupos esquerdistas que têm como pauta esses temas. Ao dizer que isso é uma questão de liberdade pessoal, você está sendo desonesto. Ou seja, quem não concorda supostamente seria contra as liberdade individuais. Não poderia estar mais errado. São pautas de grupos coletivistas. Se você acha que isso não é de esquerda e concorda com isso, você é vítima da esquerda e nem sequer notou isso. É, acho que é você quem precisa sair do seu mundinho.

    4. f

      cara se a pessoa é feliz com papagaio, cachorro e quer adotar uma criança para ter uma família, ótimo para ela. conceito de família é pessoa e interferência do estado nas suas decisões particulares não pode existir.

      1. Roger

        Deco, COM CERTEZA estamos andado pra trás. Estão querendo coletivizar o pensamento até no sexo. Leia o livro “Guia Politicamente Incorreto do Sexo” do Pondé se quiser saber mais sobre isso O engraçado é que os ignorantes que acharam um absurdo a minha afirmação sumiram após eu postar o artigo. Será que, pelo menos, sabem ler em inglês?

      2. DECO

        Eduarda, não se preocupe ciência moralista, é isto? Pra fazer ciência tem que se tirar o olho do próprio umbigo…Não é ciência, é um código de costumes…

      3. DECO

        Ufa! Boa, uma voz lúcia! Agora até pra ver ppk tem que ter consciência social e critica…as vezes parece que estamos andando para trás…

      4. Roger

        Eduarda, não é por acaso que a medicina brasileira tem baixíssimo reconhecimento internacional. Os médicos brasileiros são ignorantes e arrogantes – que combinação perigosa – e você é a personificação disso. Vai estudar um pouquinho, doutora: http://www.markregnerus.com/uploads/4/0/6/5/4065759/regnerus_july_2012_ssr.pdf

      5. Eduarda

        ROGER: ciência explica que crianças fora da “família tradicional” tem sérios problemas? Cara na boa, não seja CRETINO em fazer essa afirmação pois os estudos da própria ciência afirmam o contrario desta afirmação PRECONCEITUOSA, RASA E NOJENTA. Sou cristã e médica. Então cala a boca!

      6. Roger

        Crianças que não nascem num ambiente de família tradicional, leia-se homem e mulher, são comprovadamente mais problemáticas que as que são criadas em famílias com países separados ou homossexuais. Ou você briga com a ciência, ou você aceita que essa proposta tem como objetivo destruir a sociedade.

      7. nicksevitch

        concordo….o maior conceito de família é amor…..onde existe amor, vc encontra uma família……

      1. Roger

        Raub, vai lá formar uma família com o seu papagaio e o seu cachorro. Aproveita e adota uma criança e diz que o cachorro é o pai e o papagaio, a mãe. Depois não reclama se virar criminoso, viciado, vagabundo etc.